quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mulheres cegas detectam câncer de mama em projeto inovador

Na categoria Quem Inova por  em 25/02/2015

Para a equipe da ONG Discovering Hands, essa experiência mostra como uma “deficiência” pode ser transformada em uma capacidade.
hoffmann 1
Esse questionamento o fez criar a Discovering Hands, uma organização que oferece curso para mulheres com deficiência visual se tornarem examinadoras táteis. Por nove meses, elas recebem treinamento e tornam-se parceiras dos ginecologistas nas consultas de rotina.
Hoffmann já havia percebido que elas fazem o trabalho de detecção de nódulos pequenos melhor do que ele. Agora, um estudo preliminar da Universidade de Essen, na Alemanha, mostra que as cegas conseguem detectar um terço a mais de nódulos do que os ginecologistas.
Segundo o médico, seus colegas conseguem encontrar tumores entre 1 centímetro e 1,5 centímetro, enquanto as examinadoras táteis podem detectar nódulos entre 5 milímetros e 8 milímetros.
O médico mostra a diferença do tamanho de nódulos que podem ser detectados em exames
Além do tato mais apurado, as mulheres cegas também têm condições de se dedicar mais tempo aos exames, chegando a ficar até 45 minutos com os pacientes.
No curso, as mulheres aprendem como fazer o método de diagnóstico padrão das mamas. Também recebem treinamento em comunicação e psicologia.
Para a equipe da ONG Discovering Hands, essa experiência mostra como uma “deficiência” pode ser transformada em uma capacidade.
Hoje, 20 cegas fazem parte da rede da organização, trabalhando em 17 consultórios e hospitais na Alemanha.
VER VIDEO NO POST ANTERIOR

Sem comentários:

Enviar um comentário