domingo, 24 de novembro de 2013

Projeto devolve autonomia a pacientes que perderam movimentos

Programa de computador permite ligar a televisão apenas com o movimento dos olhos. É possível, inclusive, ter acesso à educação a distância.

OBRIGATÓRIO VER O VIDEO AQUI
Um programa de computador desenvolvido por uma universidade do Rio Grande do Norte vai ajudar pessoas que perderam os movimentos dos braços e das pernas. Elas poderão voltar a fazer tarefas simples, como ligar a televisão.
Basta uma piscada e a televisão liga. Com o movimento dos olhos, mais uma piscada, e dona Marlene consegue mudar o canal.
“Eu acho que ela nem acreditava, porque até para a equipe do professor foi uma surpresa. Meu Deus, ligar só com um piscar de olhos!", conta Marilene Andrade, irmã de Dona Marlene.
Há três anos, dona Marlene teve o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que provoca a perda da força muscular. Com o projeto, pessoas como ela podem ter mais mobilidade.
“Tetraplégicos, por exemplo, e pacientes que tenham algum tipo de lesão medular também poderão se valer desse projeto”, diz o professor de fisioterapia Wagner Henrique Souza.
O projeto Autonomus vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) há dois anos e meio. Uma espécie de tiara contendo pequenas estruturas eletrônicas capta a intenção e a transmite para a máquina. O programa instalado no computador permite, inclusive, o acesso à educação a distância.
“O Autonomus permite libertar a mente desse paciente dessa limitação física. Ele dá outra parte importante, que é permitir que esse paciente deixe de ser paciente e passe a ser aluno de uma universidade”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Valentim.
“Que esse projeto sirva para ajudar outros pacientes que estejam na mesma condição dela", deseja a irmã de dona Marlene.

Sem comentários:

Enviar um comentário