MAQ - Marco Antonio de Queiroz faleceu em 02 de julho de 2013.
19/11/2013 - Sônia M. C. Varejão*.
Nos últimos meses, estava muito debilitado, física e emocionalmente. Desde 2010, tinha enfrentado nove internações, mas ele reunia forças para superar cada confronto com as limitações de seu organismo. Como escreveu um amigo, em mensagem no dia de sua morte: "Pensávamos que MAQ era imortal. Não era, ficou."
No início de 2013, já não conseguia desenvolver as ideias, as atividades e os projetos que motivavam e davam sentido à sua vida. Médicos, exames, remédios e tratamentos não traziam respostas para combater os problemas que, progressivamente, se agravavam. Seu amor pela vida já não era suficiente e suas limitações tornaram-se insuportáveis.
Sempre movido à paixão, como gostava de se autodefinir, era o momento, infelizmente, de parar.
Marco tinha orgulho de seu trabalho na web, de sua militância, do pioneirismo de algumas ações, de ser uma referência. Em eventos, palestras, cursos, assessorias, conversas, suas palavras de ordem, defendidas de modo apaixonado, eram: acessibilidade, inclusão e direitos.
Por seu legado e por seu exemplo, Marco continua identificado como um dos "imprescindíveis" do poema de Bertolt Brecht: "aqueles que lutam por toda a vida".
Manter o seu Blog e o seu Site é uma forma de celebrar a sua vida.
* Sônia M. C. Varejão esposa e companheira de MAQ em todos os momentos.
VEJA AQUI
VEJA AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário