sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A UNIVERSIDADE DO MINHO TEM UM GABINETE PARA A INCLUSÃO:

Universidade do Minho
Universidade do Minho
Gabinete para a Inclusão
Veja aqui

Gabinete para a Inclusão - GPI - tem como atribuições promover a inclusão no contexto académico, visando a igualdade de oportunidades, e prestar apoio a estudantes, docentes e outros trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais.

Estamos sempre preocupados em garantir as melhores condições de acessibilidade na nossa Universidade. Se detectou alguma dificuldade ou barreira, por favor contacte-nos.

A ação desenvolvida pelo GPI visa uma Universidade acessível, rica na diversidade, INCLUSIVA.


TESTEMUNHO DE UMA ESTUDANTE


Chegam de toda a parte trazendo nos rostos pintados, a maioria deles, o leque mais variado de emoções: alegria, ansiedade, muita timidez e em alguns casos muitas lágrimas à mistura. Assim é todos os anos por este tempo, desde muito antes de eu própria ter percorrido pela primeira vez os caminhos da Universidade do Minho.
    Também eu me consumia em ansiedade, em expectativas e porque não admiti-lo, trazia o meu quinhão de insegurança. Hoje posso admiti-lo perante todos mas na altura não pude fazê-lo perante mim. Estava talvez na etapa da minha vida em que tinha que me mostrar mais forte e realmente sê-lo. A minha família esperava isso de mim, os meus amigos, e principalmente precisava dar-me essa prova.
    Naquele tempo eu era uma rapariga de dezoito anos, recém-chegada de Fafe, uma pequena cidade do distrito de Braga, com cegueira congénita e acabada de ingressar no curso de Psicologia na Universidade do Minho. Apesar da escassez de manuais escolares e dos parcos apoios que recebi tanto a nível de materiais tiflológicos como a nível de formação na área da mobilidade, informática, atividades da vida diária.
veja aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário