domingo, 22 de dezembro de 2013

Relatório traça pela primeira vez retrato detalhado das crianças com paralisia cerebral em Portugal


18/03/2013 - 11:37

É um passo determinante para traçar o retrato da paralisia cerebral da criança em Portugal. Saber o número anual de novos casos de crianças com paralisia cerebral em Portugal, os principais factores de risco actuais e causas presumíveis, identificar quais os problemas de saúde associados à paralisia cerebral e estimar a integração social e pré-escolar destas crianças, bem como as necessidades de apoios no âmbito da Saúde, Educação e Acção Social, são apenas alguns dos objectivos que cumpre o relatório, que será apresentado no próximo dia 20 de Março, quarta-feira, pelas 18:00 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, avança comunicado de imprensa.

O relatório, agora apresentado, é o segundo do Programa Nacional de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 Anos de Idade e centra-se particularmente nas crianças nascidas entre 2001 e 2003.

De acordo com Daniel Virella, presidente da Comissão Executiva da Unidade de Vigilância Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria (UVP-SPP), “graças ao trabalho de muitos profissionais das áreas da Saúde e da Educação, de pais e de crianças que colaboram no Programa, após seis anos de vigilância activa, este segundo relatório e os estudos científicos decorrentes que o acompanham permitem apresentar pela primeira vez a descrição e a análise detalhadas e fidedignas das crianças com paralisia cerebral em Portugal”. Veja aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário