domingo, 15 de dezembro de 2013

Prémio Museu Português 2013 ex-aequo para Museu Machado de Castro e Museu do Ar


DOIS PROJECTOS INCLUSIVOS  do MUSEU  NACIONAL MACHADO DE CASTRO
NÓS no musEU
MNMC (Museu Nacional Machado de Castro) FPCE-UC (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
O Projeto “NÓS no musEU” surge no âmbito da colaboração entre o MNMC (Museu Nacional Machado de Castro) e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC).
Tendo como base a missão do Museu, o paradigma da inclusão social, e a necessidade de assegurar a
acessibilidade em todas as suas dimensões, o Museu Nacional de Machado de Castro pretende reforçar o seu papel enquanto agente activo ao nível da intervenção comunitária, desenvolvendo vários projectos no âmbito das necessidades educativas especiais.
O que é? 
O projecto “NÓS no musEU” propõe-se revigorar a proximidade com a cultura por parte da comunidade, adaptando e flexibilizando as acessibilidades, para que seja possível incluir todos - crianças, jovens e adultos - no sentido de usufruir do património arqueológico, arquitectónico e artístico que se conserva no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC).

Quais os objetivos? 
Este projeto tem como objetivos gerais:
• Incluir através da fruição de obras das arte do MNMC e sua contextualização histórica;
• Consciencializar para a cultura e para o património móvel, imóvel e imaterial.
VEJA MAIS AQUI

Tateando o Museu
Tateando o Museu
'Maqueta acessível'
O MNMC apresentou, no Dia Mundial do Braille, o projeto ‘Maqueta acessível’. Este instrumento multi-sensorial está agora disponível, a cegos e normovisuais, para a apreensão e exploração do criptopórtico romano. Este projeto, desenvolvido com o apoio do voluntariado do MNMC, contou também com a colaboração da ACAPO – Delegação de Coimbra da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal 
Visando a aproximação a públicos cada vez mais heterogéneos e promovendo a acessibilidade e inclusão, esta proposta de comunicação acessível procura sobretudo fomentar a participação assídua de pessoas com necessidades especiais na vida do museu.
Um ano depois, comemorando o Dia Mundial do Braille, foi apresentada a maquete do Forum de Aeminium
VEJA MAIS AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário