segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Câmara Municipal cria roteiro de turismo acessível “Viana para Todos” by Ricardo Shimosakai

Lançamento do Roteiro de Turismo Acessível pela Câmara Municipal de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ontem, em conferência de imprensa, o primeiro Roteiro de Turismo Acessível e o respetivo roteiro multimédia. A sessão decorreu no interface de transportes, local apontado como ponto de partida para as várias opções de roteiro destinado sobretudo a pessoas com mobilidade reduzida, dificuldades sensoriais e temporariamente condicionadas.
Este roteiro, criado no âmbito da política municipal e da rede portuguesa e europeia das cidades saudáveis que aponta como prioridade a promoção da saúde ao nível dos denominados determinantes da saúde, designadamente, as questões que se prendem com as acessibilidades, é uma publicação de turismo acessível e apresenta os percursos mais indicados, de acordo com as diferentes dificuldades de mobilidade, para que todos se possam deslocar aos serviços públicos, unidades de saúde, espaços culturais e postos de turismo, com a máxima segurança.
O roteiro, que tem uma versão multimédia instalada no Interface de Transportes de Viana do Castelo, é acessível a todos mas está sobretudo direcionado para a pessoa em cadeira de rodas, a pessoa com dificuldades sensoriais e a pessoa temporariamente condicionada, como a grávida e a criança ou o idoso.
No documento estão assinalados os edifícios públicos e de turismo existentes no centro histórico da cidade e os diferentes percursos acessíveis a todos de forma a facilitar a escolha dos melhores trajetos para os alcançar de acordo com as dificuldades de mobilidade. Os percursos já definidos têm como ponto de partida o interface de transportes.
Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário