sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

TURISMO ADAPTADO DIVULGA: Microsoft lança aplicação para pessoas com necessidades complexas de comunicação

O aplicativo para pessoas com dificuldade de comunicação, que possuem alguma deficiência ou também para quem não tem domínio do idioma

O aplicativo para pessoas com dificuldade de comunicação, que possuem alguma deficiência ou também para quem não tem domínio do idioma
A Microsoft Portugal, em parceria com a Imagina, apresentou hoje o Vox4all para Windows 8 e Windows Phone, uma aplicação para comunicação alternativa e aumentativa, dirigida a pessoas com necessidades complexas de comunicação, que devido a perturbações sensoriais, cognitivas, motoras ou mentais estão impossibilitadas de comunicar de forma autónoma.
Desenvolvido em Portugal, o Vox4all é um projeto pioneiro e o primeiro a ser criado para dispositivos móveis, privilegiando a comunicação alternativa e aumentativa com mobilidade. Disponível para Windows 8 e Windows Phone, a App tem como principal objetivo dotar estes indivíduos de um meio de comunicação capaz de substituir ou complementar capacidades de comunicação insuficientes, facilitando e tornando o processo de interação mais fácil e mais inclusivo, através do uso da tecnologia.
Vox4all substitui métodos tradicionais como cartões, digitalizadores de voz ou computador e promove o desenvolvimento da comunicação, linguagem e alfabetização por crianças e adultos que estejam impossibilitados de comunicar de forma autónoma devido a doenças congénitas, adquiridas ou outras situações. Facilitar a terapia de pessoas com autismo, paralisia cerebral ou vítimas de um AVC são apenas alguns dos exemplos de aplicação do software, que pretende igualmente promover a integração familiar, profissional, educacional e social destes indivíduos.
A aplicação tem por base de funcionamento o princípio das grelhas de comunicação, constituídas por células divididas em linhas e colunas. Estas células permitem inserir uma série de conteúdos visuais, sonoros e/ou textuais que facilitam a comunicação entre o utilizador e os parceiros de comunicação:
  • Conteúdos visuais – imagens, fotografias ou símbolos guardados nos arquivos do dispositivo (há mais de 12 mil símbolos disponíveis na biblioteca integrada na aplicação);
  • Conteúdos sonoros – sons gravados através do sistema de gravação integrado na aplicação e associados a uma célula (sempre que se toca em determinada célula é reproduzido o som que foi previamente gravado para ela) ou com recurso a uma voz sintetizada, sendo apenas necessário escrever o que a voz deve reproduzir quando se toca em determinada célula;
  • Texto personalizado – tem em conta o conteúdo visual da célula e o que se pretende comunicar associado a esta.
A aplicação integra um conjunto de grelhas exemplo, sendo possível criar novas grelhas ou eliminar e modificar as já existentes. O sistema é construído dentro da aplicação e não necessita de ligação à Internet. A mobilidade e customização da aplicação pretende tornar a comunicação mais simples, acessível e personalizada à medida das necessidades de cada utilizador.
De acordo com Vânia Neto, Diretora para a área de Educação, Cidadania e Responsabilidade Social na Microsoft Portugal este projeto reflete na íntegra como a tecnologia está ao serviço da sociedade e de todos os cidadãos e como pode ajudar a dar resposta a necessidades concretas e prementes como é a necessidade básica de comunicar. Acreditamos que desenvolvendo projetos como este estamos a contribuir para uma sociedade mais inclusiva
Secundino Correia, Diretor de Inovação da Imagina, sublinhou: “O Vox4all é um dos mais recentes produtos da Imagina, fruto do trabalho continuado de inovação e desenvolvimento que prosseguimos há 25 anos numa perspectiva de desenho inclusivo para todos. Sendo um produto totalmente desenvolvido pela Imagina, contou com contributos preciosos dos nossos parceiros, nomeadamente da UTAD, através do seu novo mestrado em Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade Humanas e das instituições parceiras que, em Coimbra, testaram e guiaram o desenvolvimento das várias funcionalidades (APPACDM, APPC, APPAD e CDC do Hospital Pediátrico)”.
O software está agora disponível para Tablets e Smartphones com Windows 8 e nas versões Português Europeu, Português do Brasil, Castelhano e Inglês.
Desenvolvido pela Cnotinfor, detentora da marca Imagina que atua nas áreas da inclusão e educação, o software foi criado no âmbito do projeto de investigação e desenvolvimento TOPQX, (Todos Podem Aprender a Qualquer Hora, em Qualquer Lugar), co-financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
publicado aqui
Fonte: Leak

Sem comentários:

Enviar um comentário