quarta-feira, 26 de novembro de 2014

VI JORNADA SOBRE NEUROEDUCAÇÃO NEUROCIÊNCIAS, TRANSTORNOS E EDUCAÇÃO

·  · em Notícias


Dias: 28 e 29/11/2014
Local: Colégio Pedro II – Campo de São Cristóvão, 177 – São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ (em frente ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas)
Carga Horária do certificado de participação: 14 horas
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 3025 2345 | (21) 2577 8691 | (21) 98832 6047 (oi) | (21) 98189-1109(TIM)
PÚBLICO ALVO:
Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto.


...Funções executivas: Atenção e Memória e sua importância na aprendizagem
Temas abordados: Base Neural das Funções Executivas; Desenvolvimento das Funções Executivas ao longo do Ciclo Vital; O Controle Atencional e a Memória de Trabalho; Inibição e Flexibilidade Cognitiva; Importância dos Processos Executivos para a Aprendizagem; Estimulação das Funções Executivas.
Sandra Torresi (Argerntina)- Psicopedagoga. Licenciada en Educación. Especializada en Neuropsicología con Orientación Infantil, Universidad de Buenos Aires.  Master en Neuropsicología Infantil y Neuroeducación, Universidad de Morón. Vicepresidente de la Sociedad Iberoamericana de Neuroeducación. Directora de Nehuma. Neuroeducación, aprendizaje y desarrollo humano. Docente de la Maestría en Intervención y Educación Especial de la Universidad de Azuay, Ecuador. Docente del Master en Neuropsicología Infantil y Neuroeducación y del Diplomado en Trastornos del Aprendizaje de la Universidad de Morón y la Fundación de Neuropsicología Clínica. Coordinadora de la cátedra Diversidad e Inclusión en la carrera de Psicología de la Universidad de Flores. Directora del Colegio San Carlos de Buenos Aires, Argentina. Integrante del equipo de investigación de la Universidad de Flores sobre conductas de hostigamiento en escuelas argentinas. Co-autora de Dificultad de Aprender de Editorial Ediba y de artículos de difusión.
sábado – 29/11/2014
Contribuições Comportamentais na Inclusão de Alunos com Autismo
Gabriela Parpinelli – Psicóloga Analítico Comportamental e Supervisora Clínica; Professora convidada de Educação Inclusiva – Pós-Graduação de Neurociências aplicadas a Aprendizagem – IPUB/UFRJ; Especialista em Análise do Comportamento – Núcleo Paradigma/SP; Especialista em Neurociências aplicadas a Aprendizagem – IPUB/UFRJ; Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental – CPAF/RJ. CRP: 05-38557.
Ensinando Física e Matemática com Lego para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Eduardo Erick de Oliveira – Mestrando do Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI). Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é professor docente I da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva e professor docente I – CIEP 228 – Darcy Vargas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, sua área de pesquisa envolve Robótica Educativa e altas habilidades/superdotação. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Tecnologias e Educação a Distância.
O Cérebro Matemático e Desenvolvimento de Habilidades
Sandra Torresi (Argentina) – Psicopedagoga. Licenciada en Educación. Especializada en Neuropsicología con Orientación Infantil, Universidad de Buenos Aires.  Master en Neuropsicología Infantil y Neuroeducación, Universidad de Morón. Vicepresidente de la Sociedad Iberoamericana de Neuroeducación. Directora de Nehuma. Neuroeducación, aprendizaje y desarrollo humano. Docente de la Maestría en Intervención y Educación Especial de la Universidad de Azuay, Ecuador. Docente del Master en Neuropsicología Infantil y Neuroeducación y del Diplomado en Trastornos del Aprendizaje de la Universidad de Morón y la Fundación de Neuropsicología Clínica. Coordinadora de la cátedra Diversidad e Inclusión en la carrera de Psicología de la Universidad de Flores. Directora del Colegio San Carlos de Buenos Aires, Argentina. Integrante del equipo de investigación de la Universidad de Flores sobre conductas de hostigamiento en escuelas argentinas. Co-autora de Dificultad de Aprender de Editorial Ediba y de artículos de difusión.
A Psicomotricidade e o Processo de Aprendizagem
Fátima Alves – Fonoaudióloga (CRFa. 1547 RJ). Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-Graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Professora convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos temas de educação, Psicomotricidade, inclusão e síndrome de Down. Autora dos livros: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União”; e “Para Entender a Síndrome de Down”, todos publicados pela Wak Editora. Participante de eventos nacionais e internacionais, ministrando palestras, cursos e workshops. Autora, coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC – Educação a Distância – Formação e Aperfeiçoamento.
Entendendo o Autismo
Rita Thompson – Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Supervisora do atendimento à crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; com Autismo e Retardo Mental no Setor de Neuropsiquiatria Infanto-Juvenil na Santa Casa de Misericórdia – RJ; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade – SBP; Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário