sábado, 5 de setembro de 2015

Êxodos

Conheci pessoalmente o êxodo dos Portugueses para a Europa nos anos 60 e ouvi muitas histórias de crianças que passaram, nos comboios, dentro de caixas de cartão, escondidas nos automóveis aos pés dos pais dentro de sacos, de crianças que atravessaram fronteiras às costas dos pais e a pé. Ouvi histórias de mulheres que foram violadas no êxodo e homens maltratados, enganados e roubados por “passadores” e pelos aparelhos repressivos dos países que atravessavam. Mas também conheço histórias maravilhosas de apoio e entreajuda.


.Na altura a mão de obra fazia falta na Europa, pelo que os governos recebiam todos. Existia o Estatuto de “Refugiado Político” que funcionava em alguns Países. Portugal e Espanha eram na Europa os fornecedores da mão de obra barata que ajudaram a reconstruir a Europa do pós guerra.  

PHOTOS. A Budapest, les gares face à l'afflux de réfugiés.
Sessenta anos depois o mundo mudou para pior, a política liberal desenfreada saqueia pessoas, famílias e países entregando o produto da rapina a grupos económicos sem escrúpulos.

Estes mesmos interesses já há muito se estenderam a outros continentes na procura de negócios fabulosos e pelo domínio das matérias primas. O êxodo a que assistimos é uma consequência desta guerra desenfreada às soberanias de cada povo que Europa e América desencadearam há muito. J.Janeiro

2 comentários: