quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mobile Lorm Glove - A communication device for deaf-blind people.



Você já parou para pensar como surdocegos se comunicam? Nos países que têm o Alemãocomo língua principal, é usado o Lorm, uma forma de comunicação em que as letras do alfabeto são indicadas em pontos na palma da mão – o chamado alfabeto tátil. Mas como se comunicar com pessoas que não entendem o Lorm? 
A fim de facilitar a comunicação entre surdocegos e as demais pessoas, está sendo desenvolvida a Mobile Lorm Glove, uma luva inteligente que, por meio de sensores, é capaz de transformar toques na palma da mão em caracteres e enviá-los em forma de SMS para o celular do usuário. O contrário também é possível: se um surdocego recebe um SMS, as palavras são transformadas em vibrações. Espera-se que essa tecnologia permita também a leitura de e-books e audiobooks.
O projeto, criado pelo pesquisador alemão Tom Bieling, ainda está em estágio inicial, mas tem o potencial de revolucionar a vida dos surdocegos que dominam a língua alemã e que, devido às dificuldades de comunicação, na maioria das vezes vivem isolados. Entenda como funciona: Veja o video acima
lorm-glove

Sem comentários:

Enviar um comentário