quarta-feira, 17 de junho de 2015

Entrega do Prémio Acesso Cultura 2015

Cartaz entrega do prémio Acesso Cultura
Caros colegas e amigos,

Foram esta tarde atribuídos os Prémios Acesso Cultura 2015, numa cerimónia que teve lugar no Museu Benfica - Cosme Damião. O júri atribuiu as seguintes distinções:

Vencedor | Acessibilidade Social
Museu Carlos Machado (São Miguel, Açores) pelo projecto “Museu Móvel”

Trata-se de um projecto que promove a inclusão social através da cultura concretizando, deste modo, dois dos pontos centrais da missão do Museu Carlos Machado: primeiro, o de museu enquanto espaço de inclusão, onde se envolvem as populações normalmente alheias à oferta, seja por diferentes níveis socioculturais ou pela distância geográfica; segundo, o do museu de território, que não se restringe à cidade onde está implantado. Este projecto proporciona uma aproximação entre as populações mais distantes dos centros urbanos e as colecções do museu.

Contando já com 5 anos de existência, o projecto, para além de já ter estabelecido uma forte relação cultural entre o Museu Carlos Machado e diferentes públicos, conseguiu sensibilizar a população para a importância do património e para a necessidade da sua preservação tornando-o, por isso, num caso excepcional no panorama sociocultural nacional. Ao premiá-lo, o júri pretende dar-lhe mais visibilidade para que o mesmo possa vir a ser reproduzido por outras instituições culturais que devem, cada vez mais, vir a afirmar-se como fortes agentes de apoio social.


Vencedor | Acessibilidade Física
Parques de Sintra Monte de Lua, pelo projecto “Parques de Sintra acolhem melhor”

Ao encarar tratar-se de Responsabilidade Social tornar mais inclusivo o Património Cultural e Natural que gere, a Parques de Sintra Monte de Lua desenvolveu uma intervenção sustentada na área do Turismo Acessível, em articulação com entidades que, a nível nacional, trabalham directamente com segmentos de população portadora de deficiência.

Para tal promoveu alterações físicas no seu património, investiu em equipamentos específicos, apostou na formação dos seus colaboradores, desenvolveu conteúdos informativos e desenhou programas especificamente orientados para públicos de acessibilidade física reduzida, contribuindo assim para a sua inclusão.

Exemplo de boas práticas a nível nacional, a Parques de Sintra Monte de Lua merece ser distinguida com este prémio pela estratégia que a continua a orientar no sentido de pôr em prática o direito primordial de todos os cidadãos à cultura.


Vencedor | Acessibilidade Intelectual
Associação Vo’Arte

Com 17 anos de existência, e com a vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea através do cruzamento de linguagens artísticas, apoiando o intercâmbio e a transdisciplinaridade na criação, a Associação Vo’Arte tem desenvolvido um trabalho de elevado mérito na área da inclusão artística e da acessibilidade nas artes performativas. Com a criação da CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar, que une intérpretes, bailarinos e actores com e sem deficiência, promove uma abordagem pioneira de criação artística face à inclusão, através da dança, imagem e som.

Ao capacitar o acesso às artes performativas, tem provado que a inclusão pela arte opera em diversas vertentes que visam a qualidade de vida e integração do intérprete com deficiência, a nível social e artístico, contribuindo para uma melhoria psicomotora e estimulação psíquica. A preocupação da Vo’Arte em procurar novas motivações e desafios, persistindo na reflexão da arte associada a pessoas com deficiência como meio de inclusão e de desenvolvimento de competências, de forma a atenuar as limitações e a centrar a acção naquilo que cada um tem de melhor para dar, levou o júri a atribuir-lhe este prémio.


Menção honrosa
Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra), pelo projecto “EU no musEU”

Consubstanciado na promoção da qualidade de vida e da cidadania activa para todos, independentemente das suas necessidades e perfis, numa matriz de respeito pelos direitos e liberdades fundamentais, sustentado em estudos que atestam as mais-valias da intervenção não-farmacológica nas demências, o projecto “EU no musEU” visou promover a qualidade de vida e o bem-estar de Doentes de Alzheimer e seus cuidadores, através da fruição e (re)interpretação de obras de arte da colecção do Museu.

Inspirado no “Meet Me at MoMA”, modelo de estimulação cognitiva aplicado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), o projecto resulta de um protocolo de colaboração entre o Museu Nacional Machado de Castro e a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – Delegação do Centro.

Por considerar uma abordagem inovadora no nosso país, o júri decidiu distinguir este projecto com uma Menção Honrosa, esperando que o mesmo venha a ser conhecido e adoptado por outras instituições culturais.


A Acesso Cultura dá os parabéns aos vencedores e agradece a participação de todos os 37 candidatos!

Agradecemos ainda aos três membros do júri: Cristina Fontes (Directora Executiva da ANACED - Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência; Fernando Pêra (Presidente da Acesso Cultura e gestor cultural); Paula Moura (Coordenadora do Gabinete de Apoio às Políticas Locais no Alto Comissariado para as Migrações).

Agradecemos, igualmente, ao Museu Benfica-Cosme Damião que acolheu a cerimónia de entrega dos prémios, assim como ao Museu Colecção Berardo, que cedeu a sala para as reuniões do júri.

Até para o ano!
ver mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário