quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Comunicado de imprensa - Inclusion Europe lança website em modelos práticos de tomada de decisão apoiada

Inclusion Europe | Info Unit <information@inclusion-europe.org>23 de Outubro de 2014 às 13:56
Para: cidadeinclusiva@gmail.com
Inclusão Europa
A Associação Europeia das Sociedades de
Pessoas com Deficiência Intelectual e suas Famílias


Todas as pessoas têm o direito de tomar suas próprias decisões

Inclusion Europe lança website em modelos práticos de tomada de decisão apoiada
 
Ser capaz de tomar decisões e sentir-se responsável por eles é fundamental para a auto-estima, e fundamental na forma como as pessoas percebem sua qualidade de vida. Não é à toa que a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD ONU), prevê no artigo 12 que todas as pessoas com deficiência devem "têm capacidade legal em igualdade de condições com os outros em todos os aspectos da vida."
A maioria das pessoas com deficiência intelectual na Europa são, no entanto, negou esse direito. Como Prof. Theresia Degener, Vice-Presidente da Comissão Convenção da ONU encarregado de supervisionar a implementação do tratado, disse: "Temos ainda de encontrar um país que implementou integralmente o direito de ter e exercer plena capacidade jurídica". Enquanto todos os Estados membros da União Europeia assinaram a CDPD, e todos, mas três a ratificaram, a maioria ainda impedem as pessoas com deficiência intelectual de tomar decisões, rotulando-os como "incompetentes" ou "incapaz" de fazê-lo. Guardiões são assim designados para tomar decisões em nome da pessoa particular, deixando-o sem controle sobre sua vida, e nenhuma voz nas questões que lhes dizem respeito.
Como um defensor firme pela igualdade de direitos para as pessoas com deficiência intelectual, Inclusion Europe lançou o site do Escolhas. Disponível em www.right-se decide.eu , Choices apresenta uma gama de modelos de tomada de decisão suportados para pessoas com deficiência intelectual e outros, em uma tentativa de oferecer alternativas sustentáveis, confiáveis ​​e CRPD compatíveis com a tutela. Como as diferentes práticas apresentados mostram, de apoio pode ser formal e informal e podem variar em tipo e intensidade. Para uma pessoa com uma deficiência intelectual, apoio pode incluir o fornecimento de informações em linguagem simples e fácil de ler, explicar ou tentar diferentes opções, ou, em alguns casos, articulando uma opinião baseada em um profundo conhecimento da vontade e desejos de um particular, individual, que decorre de uma relação de confiança de longa duração.
Embora existam muitas boas práticas disponíveis que podem ajudá suportados tomada de decisão, são muitas vezes dispersas e difíceis de encontrar. Escolhas, portanto, reúne e analisa a riqueza de recursos, tornando mais fácil para o leitor a encontrar as informações que precisam, seja por escolha a área relevante da vida do modelo seria relevante, ou o tipo de apoio necessário.
Aplicação do artigo 12 da CDPD exige uma mudança de paradigma no sentido de uma abordagem de direitos humanos a capacidade jurídica. Choices prova de que os modelos de tomada de decisões apoiadas eficientes poderiam ser construídos com base em práticas já existentes. Como um quadro que reconhece que todas as pessoas tomam decisões com apoio, orientação ou ajuda de outras pessoas, com o apoio de tomada de decisão deve-se a norma em todos os Estados europeus.
Para mais informações, entre em contato com Silvana Enculescu, Inclusion Europe Oficial de Comunicação, em s.enculescu@inclusion-europe.org

Sem comentários:

Enviar um comentário