terça-feira, 17 de junho de 2014

Parabéns a todos os profissionais desta área do Hospital de Beja. Bons cuidados neonatais previnem a deficiência e garantem um desenvolvimento saudável.


Publicado no Público, ver todo o artigo.

Hospitais classificados de “excelência clínica” mas ainda há áreas onde poucos têm nota máxima


Classificação do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde dá nota positiva a 106 de 128 unidades de saúde. Mas quando se olha para algumas doenças específicas são poucos a conseguir a nota máxima.
A maior parte dos prestadores analisados pela Entidade Reguladora da Saúde reúnem as características necessárias no que diz respeito à chamada “excelência clínica”. No entanto, ainda há várias áreas, como as pneumonias pediátricas, os cuidados neonatais, o enfarte agudo do miocárdio ou algumas cirurgias cardíacas em que poucas ou nenhumas unidades conseguem a classificação máxima.
Os resultados fazem parte do SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, elaborado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e divulgado nesta segunda-feira. Este sistema conta com 162 unidades que participam voluntariamente em avaliações que abrangem áreas como a excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação do utente.
Por outro lado, em termos de cuidados neonatais só 2 prestadores tiveram nota III, 27 nota II e dois nota I. Neste campo a ERS analisou indicadores como a mortalidade neonatal no hospital, as infecções em recém-nascidos e o aleitamento materno exclusivo. Os dois hospitais que lideraram a tabela com melhores resultados foram a Unidade Hospitalar da Póvoa de Varzim e o Hospital José Joaquim Fernandes (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo).

Sem comentários:

Enviar um comentário