segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Comité Paralímpico Português galardoado por boas práticas inclusivas

O comité Paralímpico de Portugal recebeu o galardão do Desporto, na quarta edição da Gala Inclusiva, que decorreu esta noite em Leiria.
O Comité Paralímpico de Portugal recebeu o galardão do Desporto, na quarta edição da Gala Inclusiva, que decorreu esta noite em Leiria.
Na categoria Cultura, Desporto e Lazer foi atribuído o galardão ao Comité Paralímpico pelo trabalho desenvolvido no acompanhamento dos atletas Surdolímpicos na edição de 2013 dos Jogos Surdolímpicos de Sófia, que conquistaram a medalha de ouro na Luta Greco-romana (Hugo Passos), medalha de prata no Judo (Joana Santos) e medalha de bronze no Taekwondo (Hélder Gomes).
Organizada pelo Centro de Reabilitação e Integração de Deficiente, do Instituto Politécnico de Leiria e Câmara de Leiria, a Gala da Inclusão assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (dia 03 de dezembro) e distingue entidades e individualidades que se destacaram pelas boas práticas inclusivas.
Os eleitos foram escolhidos por um júri constituído por representantes da Fundação para Ciência e a Tecnologia, Instituto Nacional de Reabilitação, e um representante dos Pais das Crianças com Deficiência.
Na categoria de Mérito Regional, o júri distinguiu o Município da Batalha, pelas soluções técnicas e ações que tem criado com o objetivo de proporcionar aos cidadãos com necessidades especiais uma melhoria da sua qualidade de vida.
“O Eco-Parque Sensorial da Pia do Urso é o exemplo deste esforço. O Museu da Comunidade Concelhia, eleito o Melhor Português em 2012 pela Associação Portuguesa de Museologia e distinguido com o consagrado prémio Kenneth Hudson (2013), na Bélgica, é também um exemplo de um projeto de inclusão”, adianta numa nota a organização da gala.
O Laboratório de sistemas de Língua Falada do INESC-ID (L2F) e o Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa receberam o galardão Investigação Aplicada, pelo projeto VITHEA: Terapeuta Virtual para o Tratamento da Afasia.
O Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) foi contemplado com o galardão Boas Práticas de Inclusão no Mundo do Trabalho.
Na categoria Acessibilidade foi galardoada a Lipor- Com R+ RECICLAR MAIS, REABILITAR MAIS e “A tarde é sua” da TVI venceu o galardão Media.
Nesta cerimónia, a instituição de Leiria “Os Malmequeres” recebeu uma Distinção Honrosa e foram distribuídos, às equipas locais de Intervenção Precoce de Lisboa e Vale do Tejo, os brinquedos recolhidos e adaptados para crianças com necessidades especiais no âmbito da campanha “Mil brinquedos, mil sorrisos”.
Fonte: Açores9

Nova publicação em TURISMO ADAPTADO

Sem comentários:

Enviar um comentário