quarta-feira, 26 de março de 2014

30 de março é o Dia Mundial do Transtorno Bipolar


terça-feira, março 25, 2014

Ilustração de carta simbolizando o e-mail. Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive
World Bipoolar Day - march 30
No dia 30 de março de 2014, será o lançamento do ano inaugural do Dia Mundial do Transtorno Bipolar | WBD. Esta data é o dia do aniversário do pintor Vincent Van Gogh, que foi postumamente diagnosticado como sendo, provavelmente, portador do transtorno bipolar.
A visão do Dia Mundial do Transtorno Bipolar é chamar a consciência mundial para transtornos bipolares e eliminar o estigma social. Por meio da colaboração internacional, o objetivo do Dia Mundial Bipolar é levar a informação a população mundial sobre os transtornos bipolares para educar e melhorar a sensibilidade para a doença.
Transtorno bipolar é uma doença mental que representa um desafio significativo para os portadores, profissionais de saúde, familiares e nossas comunidades.
Enquanto a crescente aceitação do transtorno bipolar como uma condição médica, como diabetes e doenças do coração, vem sendo reconhecido por algumas partes do mundo, infelizmente o estigma associado à doença ainda é uma barreira aos cuidados e continua a impedir o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. A fim de resolver essa disparidade na forma como o transtorno bipolar é visto em diferentes partes do mundo, a Asian Network of Bipolar Disorder (ANBD), a Fundação Internacional Bipolar (IBPF) e a Internacional Society for Bipolar Disordes Bipolar (ISBD) se reuniram para trabalhar sobre o conceito de estabelecer o Dia do Transtorno Bipolar no bipolar no mundo.
.......
“Estou muito animado com este projeto e sua mensagem. É tão importante para educar o mundo e para lutar contra o estigma que está associado com a doença mental. A Bipolaridade não tem que ser assustadora. Eu sou uma pessoas bipolar. Sou como todos os outros. Com o plano de tratamento eficaz, eu sou capaz de viver uma vida estável e feliz. “
...
WBD é uma excelente oportunidade para nós [membros] ISBD para chegar aos pacientes, famílias e grupos de apoio e de convidá-los a trabalhar juntos neste projeto global para sensibilizar e conscientizar sobre os distúrbios bipolares. WBD é uma plataforma para pensar global e agir local – a nossa visão será alcançada com um esforço local motivado e forte “.
Estima-se que a prevalência global de do transtorno bipolar seja entre 1 e 2%, sendo citado que podem ser tão elevado quanto 5% e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é a 6 principal causa de incapacidade em todo o mundo. A fim de resolver este problema global, precisamos de uma solução global. Com o apoio de especialistas de renome de todo o mundo, grupos como ANBD, IBPF e ISBD estão apoiando os esforços para investigar as causas biológicas, metas de tratamento da toxicodependência, melhores tratamentos, melhores métodos de diagnóstico, dos componentes genéticos da doença e estratégias para a qualidade de vida com transtorno bipolar e isso é apenas o começo. Colaborações entre grupos de pesquisa e advocacia estão continuamente em crescimento, e WBD é uma homenagem para o sucesso desta estratégia.
Christine Saenz, portador de bipolaridade e blogueiro, explica,
“Estou muito animado com este projeto e sua mensagem. É tão importante para educar o mundo e para lutar contra o estigma que está associado com a doença mental. A Bipolaridade não tem que ser assustadora. Eu sou uma pessoas bipolar. Sou como todos os outros. Com o plano de tratamento eficaz, eu sou capaz de viver uma vida estável e feliz. “
A ABRATA apoia esta iniciativa mundial e encorajamos a cada um de vocês, voluntários, portadores e familiares, à medida que esta data se aproxima, para divulgar/compartilhar a data – 30 de março – Dia Mundial do Transtorno Bipolar.
ver todo o artigo aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário