segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Papel das Famílias na Educação:

Europe In Action Conferences

O Papel das Famílias na Educação:

O “pontapé de saída” para a independência

26 a 28 de maio, Lisboa, Portugal

Desde 2001 que, anualmente, a Conferência Europe in Action mobiliza mais de 200 pessoas, entre profissionais, familiares e pessoas com deficiência intelectual. Estas pessoas encontram aqui uma plataforma comum de discussão e partilha de saberes e realidades, um espaço que gera posições comuns e tomadas de posição consensuais.

Este ano o tema central será a Educação Inclusiva e o papel das famílias enquanto promotores da vida independente e de que forma podem e devem estar envolvidas na promoção e implementação duma Escola Inclusiva. Este evento será organizado em parceria pela Inclusion Europe e pela FENACERCI.

Para além da Conferência terão ainda lugar outros eventos, nomeadamente um Seminário de monitorização da implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que versará este ano especificamente sobre a implementação do artigo 24 – Direito à Educação Inclusiva e sobre o Comentário Geral do Comité das Nações Unidas a este mesmo artigo. Este seminário terá lugar no dia 25 de maio, no mesmo local onde irá decorrer a Conferência – Hotel Tivoli Oriente.
A luta pela Educação Inclusiva é uma das áreas em que a FENACERCI se tem envolvido desde a sua génese, por considerar que apenas faz sentido uma Escola construída na diversidade e na interação, que promova a igualdade de oportunidades de respostas centradas no indivíduo e na resposta às suas necessidades educativas concretas, tendo como finalidade última o sucesso do processo educativo.
Pretendemos com esta conferência dar resposta e refletir sobre algumas questões fundamentais que têm estado no cerne do debate sobre a Escola Inclusiva, nomeadamente:
  • como potenciar o papel das famílias ao nível dos processos de decisão sobre a educação;
  • como salvaguardar a complementaridade entre as abordagens que são feitas na escola e a sua projeção no contexto familiar;
  • como promover modelos de empoderamento e capacitação das famílias, para que estas possam ter, efetivamente, um papel interveniente na escola;
  • como dinamizar e facilitar processos de partilha entre todos os atores (profissionais, famílias e pessoas com deficiência) de forma a providenciar condições promotoras de inclusão;
  • como organizar e implementar uma escola em que a educação seja simultaneamente para todos e à medida de cada um;
  • como deve ser pensado o papel dos CRI’s (Centro de Recursos para a Inclusão), de modo a assegurar condições de funcionamento e financiamento que garantam a sua eficácia;
  • como podem as famílias promover e defender as condições necessárias para que a educação não se esgote no ciclo escolar obrigatório e se prolongue ao longo da vida.
EiA2015_2Pretendemos ainda refletir sobre os mecanismos necessários à implementação prática do artigo 24 – Direito à Educação Inclusiva – da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e identificar possíveis impactos do Comentário Geral nesta implementação.
A participação de todos os atores envolvidos contribuirá para que os resultados desta conferência possam ser o “empurrão” necessário para a promoção da vida independente a para a identificação do papel da Escola Inclusiva neste processo.
É preciso dar um pontapé na inércia e no comodismo e assumir com clareza as “incomodidades” de pensar uma Escola diferente, que seja ela própria um espaço de inclusão e de promoção da vida independente. É por isso que é importante participar!


 

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