quinta-feira, 10 de setembro de 2015

10 de setembro - Dia Mundial da Língua de Sinais no Brasil

Língua gestual portuguesa
Hoje, dia 10 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais.
Diante dessa data, estamos compartilhando um texto que fala sobre Libras.
A Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS define a Língua Brasileira de Sinais – Libras como a língua materna  dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com esta comunidade. Como língua, está composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerado instrumento linguístico de poder e força. Possui todos elementos classificatórios identificáveis numa língua e demanda prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. (...) É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela linguística.
A Língua de Sinais é uma língua natural, plenamente desenvolvida pelos indivíduos  surdos, que assegura uma comunicação completa e integral.

As Línguas de Sinais são criações espontâneas, assim como as línguas orais, e foram se aprimorando com o passar dos anos. Não existe língua inferior ou superior à outra, elas foram criadas para suprir a necessidade de comunicação e, portanto devem ser respeitadas e difundidas não importando a sua forma. Elas desenvolvem-se em todos os países e sofrem alterações no vocabulário em todas as gerações. Elas não são universais, cada país possui a sua própria língua de sinais e essas sofrem mudanças em função das influências da cultura local. Possuem expressões regionais, gírias que diferem de região para região.
A Língua de Sinais é um legítimo sistema linguístico que atende eficazmente às necessidades de comunicação entre os indivíduos surdos, os quais são capazes de expressarem qualquer assunto de seu interesse ou conhecimento.

A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais:

Art. 1º É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.”
Segundo Skliar (2005, p.27), usufruir da linguagem de sinais “é um direito dos surdos e não uma concessão de alguns professores e escolas”. Os surdos têm plenos direitos a uma educação que privilegie a sua língua materna e de acordo com a legislação brasileira isso não lhe deve ser negado. No Brasil, leis e decretos garantem aos surdos uma educação diferenciada , onde sua língua, a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), é valorizada.
A Língua de Sinais é de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e para o processo de aprendizagem do sujeito surdo. A linguagem exerce papel preponderante na constituição dos sujeitos, visto que é através dela que nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre todas as coisas, e estabelecemos nossas relações sócio-afetivas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário