segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Os dez posts, da CIDADE INCLUSIVA, mais visitados no mês de Janeiro de 2015

NEWSLETTER nº 1 de Fevereiro de 2015  http://cidade-inclusiva.blogspot.pt/

Os dez posts mais visitados em Janeiro de 2014
Prémio Concelho Mais Acessível 2014 - Acessibilidade nas Portas de Mértola - Beja
(No grande silêncio, Beja ganha e recebe, sem a divulgação que seria de esperar, o Prémio Concelho Mais Acessível no início de Dezembro de 2014. Vamos contrariar essa atitude e divulgar por todos os meios que nos for possível, nomeadamente nas redes sociais. Este foi o post mais visitado neste último mês. Daqui os parabéns à equipa técnica que concebeu o novo espaço, mais acessível, e à direcção política que considerou esta remodelação como uma prioridade.) http://cidade-inclusiva.blogspot.pt/2015/01/premio-concelho-mais-acessivel-2014_10.html
THE EYES OF A CHILD // Noémi Association - Une vidéo pour la différence
A associação Noémi deseja mudar o olhar sobre a deficiência a partir de um vídeo:.                      
Lancement d’une plateforme collaborative sur l’accessibilité  Para ajudar o seu irmão paraplégico a ultrapassar a sua deficiência devido a um acidente da estrada, Audrey Sovignet criou a Weel Share. Um instrumento para partilhar experiências, anedotas, bons e maus planos ou outras.Tudo  de maneira geolocalizada sobre uma carta interactiva.
Access City Award 2015 : and the winner is Borås en Suède (Prémio Europeu das Cidades Acessíveis foi Boras na Suécia) Pelo segundo ano consecutivo, uma vila sueca, BORAS recebeu, recebeu no dia 3 de Dezembro, o 1º prémio europeu das cidades acessíveis o ACESS CITY AWARD 2015. No ano anterior, Gotemburgo recebeu o primeiro prémio.
Estudantes desenvolvem bengala para cegos que detecta obstáculos Alunos do curso de mecatrônica da Faculdade de Tecnologia de Garça (SP) desenvolveram um dispositivo em bengalas que alerta deficientes visuais sobre obstáculos no caminho, terrenos ou aéreos, por meio de sinais sonoros.  
Continuação
Yes, we fuck!. Entrevista a Andrea Bardají.
Este documentário tenta interessar as consciências sobre a sexualidade das pessoas com diversidade funcional, um tema tabu em Espanha.
Handicap, à trop petits pas – Liberation
Acessibilidade, ensino Web…em todos os domínios, as medidas que permitiriam facilitar a vida das pessoas com deficiência têm dificuldade em se concretizar. Ebook disponível, oferecido pelo jornal LIBERATION.
Dia Mundial do Braille Celebra-se a 4 de janeiro e reconhece dignidade, autonomia, liberdade de escolha e independência às pessoas invisuais.
O Dia Mundial do Braille celebra-se a 4 de janeiro, dia do nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e escrita Braille, que permite, através do toque, ajudar as pessoas invisuais no acesso ao conhecimento e no aumento da sua inclusão na sociedade e no exercício da sua cidadania.
João Ramos quer esclarecimentos sobre acordos com o Centro de Paralisia Cerebral
Depois de noticiado pelo Diário do Alentejo e pelo Público aqui referido neste bloque ,”o deputado do PCP eleito por Beja questionou o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social sobre os acordos de cooperação com o Centro de Paralisia Cerebral de Beja para funcionamento do Lar Residencial”. 
Teolinda Gersão, José Luís Peixoto e Afonso Cruz escrevem sobre crianças especiais
A colecção Meninos Especiais, da Associação Pais em Rede, tem três novos títulos: O Mundo de Carolina (texto de Teolinda Gersão e ilustração de Carolina Arbués Moreira), Martim, o Menino assim (José Luís Peixoto e Vasco Gargalo) e À Velocidade do Pensamento (Afonso Cruz e Marta Leite).
LEIA – DÊ A SUA OPINIÃO – COLABORE – DIVULGUE

JJaneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário