Apesar do aprendizado em contextos de alto risco, a abordagem resiliente garante aos 500 mil alunos em 700 escolas da UNRWA um ensino de qualidade.
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Os alunos das escolas para refugiados da UNRWA vêm atingindo resultados acima da média das avaliações internacionais. Foto: UNRWA/Shareef Sarhan
Os alunos das escolas para refugiados da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) na Cisjordânia, em Gaza e na Jordânia vêm atingindo resultados acima da média das avaliações internacionais, apesar das circunstâncias desafiadoras que estão vivendo, de acordo com o relatório do Banco Mundial desta quinta-feira (13).
O documento, ‘Aprendendo em Face à Adversidade: O Programa de Educação da UNRWA para os Refugiados da Palestina‘, ressalta a importância de uma abordagem resiliente para o aprendizado e a adaptação a contextos de alto risco. Para isso, devem ser incluídas eficazes práticas de sala de aula pelos professores, forte liderança escolar, avaliações e responsabilidade compartilhada.
A UNRWA gerencia cerca de 700 escolas e educa mais de 500 mil estudantes refugiados por ano na região. Os educadores são preparados para buscar altos níveis de rendimento escolar e o tempo investido em atividades escolares pode ser comparado a sistemas educacionais de sucesso em países desenvolvidos.
O Banco Mundial afirmou ainda que as conclusões do relatório estão de acordo com a compreensão de resiliência como um processo em contextos de adversidades, e não como apenas um resultado em si. Com isso, os alunos recebem o apoio necessário para lidar com as dificuldades de seu ambiente diário
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