domingo, 2 de abril de 2017

Audição Pública sobre "Deficiência que modelo de Vida Independente!

A VIDA INDEPENDENTE É PERMITIR QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA USUFRUAM DOS DIREITOS HUMANOS e é uma directriz dos organismos internacionais para a sua promoção e dignificação.
.
Como estava previsto realizou-se a Audição Pública" sobre a Vida Independente, uma filosofia e uma prática para a vida das pessoas com deficiência. Esteve presente o deputado Jorge Falcato do B.E. o promotor na Assembleia da República desta iniciativa legislativa. Foi lembrado Eduardo Jorge, tetraplégico, que tem travado uma luta sem tréguas a favor da VIDA INDEPENDENTE  e da desinstitucionalização da das pessoas com deficiência. (Com uma greve de fome junto ao Parlamento e uma viagem de 180 quilómetros numa cadeira de rodas, o tetraplégico Eduardo Jorge tornou-se o rosto da luta pelo direito das pessoas com deficiência a uma vida independente.)

Uma plateia numerosa, interessada e participativa discutiu durante mais de 3 horas esta problemática, depois do deputado Jorge Falcato, José Janeiro e José Pedro Oliveira terem dissertado sobre o tema. Foi particularmente discutido o aspecto relacionado com a desinstitucionalização das resposta da vida dos cidadãos com deficiência e muitos aspectos de como poderá funcionar este novo modelo. A história deste Movimento foi realçado assim como as vantagens que passam sobretudo pela dignificação da pessoa com deficiência, a autonomia e liberdade. Trata-se da conquista de um DIREITO que permite às pessoas com deficiência de decidirem das suas próprias vidas.

Foto de José R. R. Janeiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário