sexta-feira, 25 de abril de 2014

ALhade ALgnae

Pessoas com deficiência têm o direito de tomar decisões por conta própria, enfatiza comitê da ONU



O Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD) afirmou, nesta terça-feira (22), que as pessoas com deficiência devem ter os mesmos direitos que todo mundo na hora de tomar decisões sobre suas vidas – incluindo o direito de se arriscar e cometer erros. A declaração foi feita no final da reunião do organismo, que teve por objetivo atualizar suas diretrizes.
“A liberdade de decisão deve ser concedida a todas as pessoas com deficiência, independente de quanto auxílio eles precisem”, disse um dos membro do Comitê, Theresia Degener. “Essas pessoas, inclusive aquelas com problemas cognitivos ou psicossociais, devem ser apoiadas em suas decisões, ao invés de terem as decisões tomadas por elas – mesmo que supostamente isto ocorra para ‘seu próprio bem’.”
O Comitê observou que, embora o artigo 12 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência assegure direitos iguais perante as leis, muitas dessas pessoas são despojadas de capacidade jurídica – frequentemente com base em avaliações de suas condições mentais – e privadas de direitos fundamentais como o de votar, casar e formar famílias.
Ao detalhar as obrigações dos Estados quanto ao direito de decidir das pessoas com deficiências, o Comitê reconheceu que nem sempre é possível determinar com precisão o que uma pessoa quer. Nesses casos, afirmou, as decisões devem ser baseadas na “melhor interpretação de seus desejos e preferências”, e não meramente no que é considerado ‘o melhor’ para o indivíduo.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Nacional da Educação de Surdos 17 de abril de 2014 Fernando Tôrres


Dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional da Educação de Surdos. E há motivos para comemorar? Certamente. Os surdos, que já foram vistos como seres incapazes e deficientes, hoje são reconhecidos e respeitados por sua diferença. Vistos como sujeitos de potencialidades, que aprendem por experiências visuais, que partilham de uma cultura própria e se orgulham da Língua de Sinais.
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS foi reconhecida pela Lei nº 10.436 no dia 24 de abril de 2002 como meio legal de comunicação e expressão. A Língua de Sinais tem importante papel no desenvolvimento cognitivo e social da criança Surda, e cabe à família e à escola facilitar que a aquisição de conhecimentos sobre o mundo ocorra dentro dos aspectos culturais da comunidade surda. ver  aqui

terça-feira, 22 de abril de 2014

Pedro Homem de Gouveia. "Se nada for feito, teremos cada vez mais lisboetas fechados em casa" | iOnline

Pedro Homem de Gouveia. "Se nada for feito, teremos cada vez mais lisboetas fechados em casa" | iOnline

Pedro Homem de Gouveia
Pedro Homem de Gouveia. "Se nada for feito, teremos cada vez mais lisboetas fechados em casa"

O coordenador do Plano de Acessibilidade Pedonal quer fazer de Lisboa uma cidade acessível a todos. Para isso é preciso mais do que substituir a calçada


O Plano de Acessibilidade Pedonal prevê fazer de Lisboa uma "cidade para todos". Feito o diagnóstico das barreiras à mobilidade, a câmara municipal promete agora eliminar os entraves arquitectónicos na capital até 2017. Pedro Homem de Gouveia coordenou os trabalhos para construir o programa. Arquitecto da Câmara Municipal de Lisboa desde 2003, garante que o plano é o projecto mais desafiador em que já esteve envolvido. Mas salienta que "é principalmente um grande desafio para a cidade". E um objectivo central para evitar que cada vez mais idosos fiquem a ver a cidade pela janela.
Qual é o principal problema de Lisboa em matéria de acessos?
A falta de estratégia da câmara e da comunidade é o grande problema a que o programa pretende dar resposta. Por isso é que o plano é uma estratégia que define um conjunto de prioridades para a cidade. O seu objectivo é, em quatro anos, pôr a Câmara Municipal de Lisboa a mexer, a mover-se, a andar na direcção certa.
Como foi elaborado?
Foi feito por um conjunto de sete técnicos que, durante o mandato anterior, procuraram interagir com diversos serviços municipais, auscultaram a sociedade civil, ou seja, recolheram depoimentos individuais, ouviram idosos, munícipes com deficiência, interagiram com a esmagadora maioria dos operadores de transportes públicos, agentes da área do turismo, do comércio local, associações de moradores, etc. As soluções que o plano define não foram criadas em laboratório, resultaram de um intenso diálogo com as forças vivas da comunidade.
É um plano concretizável?
O plano não é uma lista de desejos para o Pai Natal. Houve a preocupação de criar um plano viável e executável, está feito de forma a ser posto em prática. Os diversos constrangimentos que existem ou que venham a surgir não são suficientes para impedir a execução do plano.
As zonas históricas são as mais problemáticas, por terem uma população mais envelhecida?
Existem problemas em toda a cidade. Não queremos fazer essa divisão, porque em alguns casos poderia servir para não pôr a facilidade de acessos como prioridade apenas em alguns locais.
Lisboa está preparada para o envelhecimento da população?
ver mais aqui



MAIS UM LIVRO: MANUAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM MUSEUS E LUGARES DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL


Manual de accesibilidad e inclusión en museos y lugares del patrimonio cultural y natural

Antonio Espinosa Ruiz y Carmina Bonmatí Lledó (eds. científicos)

Este manual está dedicado a la accesibilidad e inclusión en sus múltiples facetas (física, orgánica, sensorial, mental, social, cultural, etcétera) al patrimonio cultural y natural, y en especial a los museos y exposiciones en su más amplia acepción, tanto por lo que respecta a la museología (arquitectura, personal, política de la institución, formación, atención al público, etcétera) como a la museografia. Para ello, han participado en su redacción algunos de los más prestigiosos expertos de España en cada una de las materias que abordan los diferentes capítulos. El texto contiene numerosos ejemplos de buenas prácticas, referencias a instituciones y recursos en línea, así como una completa bibliografía. Se abordan cuestiones de diseño, tecnologías de la información y la comunicación, formación del personal, atención al público, planificación o política de la institución, entre otras, y se propone un decálogo consensuado por todos los autores.
ver mais aqui

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Para onde está a olhar?

Chama-se Ema Loja. Trabalha no Centro de Estudos sobre Deficiência da Universidade de Leeds. Acha que o problema não está nas pessoas com incapacidade, mas na sociedade, que cria contextos repletos de barreiras.
Olhou bem para a fotografia? Terá feito o que Ema Loja descreve como um olhar fixo, que transforma o outro num objecto, numa tragédia, e que, como qualquer tragédia, inspira curiosidade ou pena ou um misto de curiosidade e pena? “É muito difícil ser olhado desta forma”, diz ela. “É perturbador.”
Doutorada pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, Ema trabalha no Centro de Estudos sobre Deficiência, na Universidade de Leeds, em Inglaterra. Não gosta de falar na sua experiência pessoal, mas admite ter partido dela para a carreira de investigação.
Aquele olhar, a que os ingleses chamam “gaze”, é uma constante — na rua, no metro, no autocarro, em qualquer lado. “Toda a gente que tem uma deficiência leva com esse olhar”, afiança a investigadora, de 36 anos. Há pessoas que se cruzam, na rua, no metro, no autocarro, com alguém de muletas ou cadeira de rodas e lhes perguntam, sem mais nem menos, o que lhes aconteceu.
Pode não parecer, mas não é uma atitude inofensiva. Uma mulher que Ema entrevistou para um dos seus estudos disse-lhe de uma forma muito directa: “Não me levanto todos os dias a pensar que é uma tragédia estar numa cadeira de rodas. Ando numa cadeira de rodas todos os dias há 15 anos! Isso já não é um problema para mim.” O problema é outras pessoas olharem para ela daquela forma ou ela deparar-se com barreiras que a impedem de se deslocar. “Uma pessoa está confortável, a fazer a sua vida, e, de repente, é apanhada pelo modo trágico, fica presa nele.”
Uma coisa parece-lhe óbvia: “Ninguém se habitua a preconceito e discriminação.” Com maior ou menor resiliência, cada um vai aprendendo a lidar com aqueles olhares. Alguns sentem-se paralisar. Um “tetraplégico, de 20 e poucos anos, estudante do ensino superior, bem parecido, com um BMW, não consegue sair de casa por causa dos olhares.” Outros, com um corpo atrofiado, conseguem.
....
Têm perdido força as associações. Julga-as sem “capacidade de diálogo com os políticos”. Não lhe parece que os pressionem. Talvez porque dependam dos apoios do Estado para sobreviver. Nos últimos anos, despontaram grupos nas redes sociais. Há, por exemplo, o (D) Eficientes Indignados, que alarga as preocupações a questões como a sexualidade, e o Lisboa (In) Acessível, que vai lançando petições, por exemplo, para o rebaixamento de passeios na capital.
Estes novos grupos parecem-lhe mais dispostos a adoptar estratégias de pressão. No ano passado, exemplifica, um tetraplégico fez greve de fome para que os grupos parlamentares se comprometessem a apresentar uma lei de promoção da autonomia pessoal. E a (D) Eficientes Indignados convocou uma manifestação.
Um milhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência em Portugal. Por que só estavam “umas 20 pessoas” em frente à Assembleia da República na hora agendada pelos (D) Eficientes Indignados?
Ema encontra num instante um conjunto de razões para a fraca adesão a protestos de rua: “A maioria não consegue sair de casa, usar transportes públicos, depende da família para isso. Na maior parte das vezes, vivem em contextos familiares pobres. Não conseguem pagar o transporte para ir à manifestação. E também vivem muito isoladas. Não têm modelos positivos que as façam entender que o problema não está nelas, mas na sociedade, nas barreiras.”
ver texto completo aqui

sábado, 19 de abril de 2014

Centrafrique : "Il est important que les enfants retournent à l'école"

SENHORES DEPUTADOS MUNICIPAIS,TANTA OPORTUNIDADE PERDIDA POR IGNORÂNCIA E POR FALTA DE VISÃO GLOBAL DAS NECESSIDADES DE EQUIPAMENTOS PARA TODOS OS CONCIDADÃOS. O NOSSO OBJECTIVO É DIVULGAR AS CONQUISTAS E AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS.



 A academia, 31ª instalada na cidade foi conseguida através do trabalho da deputada Rita Passos, junto ao Governo Estadual, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Posted: 19 Apr 2014 05:31 AM PDT




O evento contou com as presenças do prefeito Antonio Tuíze, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Funssol, Zélia Vaccari Gomes, da deputada estadual Rita Passos, do secretário municipal de Esportes, Carlinhos Bertagnolli, representando os demais secretários municipais, da presidente da APAE de Itu, Anna Carolina de Arruda Botelho Matos Pacheco, do ex-prefeito Herculano Passos e do atleta ituano da categoria PCD, Claudinei Florêncio de Lima, o Primo, além das pessoas que prestigiaram o evento.

A Academia ao Ar Livre para PCD é um dos componentes do futuro Parque Ecológico do Taboão e está localizada numa área anexa ao Centro Administrativo Municipal. Assim como as outras 30 academias já entregues, o local conta com iluminação para proporcionar mais conforto e segurança aos seus usuários.

Os equipamentos da academia são práticos, funcionais e seguros, para possibilitar à pessoa com deficiência, fácil acesso no desenvolvimento de atividades físicas. De acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o uso dos equipamentos de musculação adaptados, quando orientado por profissionais, contribui para a melhoria da capacidade física, postura, mobilidade e independência, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida.   

Ao final da cerimônia de inauguração, o atleta PCD Primo realizou uma demonstração de como se utilizar os equipamentos da academia.


Foto: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu



Húngara ganha título de Miss Universo em cadeiras de rodas by Ricardo Shimosakai

As cadeirantes húngara Fanni Illés acompanhada da romena Kinga Ilyes e a bósnia Eminna Mirna Fejzovich no concurso “Miss Colours International 2014″
Fonte aqui
As cadeirantes húngara Fanni Illés acompanhada da romena Kinga Ilyes e a bósnia Eminna Mirna Fejzovich no concurso “Miss Colours International 2014″
A nadadora húngara Fanni Illés, de 22 anos, conquistou na noite de sábado o título de Miss Universo em cadeiras de rodas no concurso “Miss Colours International 2014″ realizado em Budapeste.
As outras cinco finalistas, entre elas várias atletas paralímpicas e uma psicóloga, eram procedentes de Bolívia, Ucrânia, Bósnia, Ucrânia e Romênia.
Todas destacaram a importância de enviar uma “mensagem positiva” às pessoas com deficiência. A finalista boliviana, de 28 anos de idade, disse à Agência Efe estar “muito feliz” por ter participado do Miss Colours.
“É muito importante para nós promover a acessibilidade”, explicou Cornejo, que sofre de atrofia muscular espinhal tipo 2.
“Essa é a mensagem, que se encorajem, que tudo se pode nesta vida”, concluiu Cornejo, antecipando que um de seus planos é organizar um concurso semelhante na Bolívia.
O júri, composto por personagens da vida social, esportiva e da moda da Hungria, elegeu no final a nadadora Fanni Illés, que nasceu sem as pernas, como Miss Universo.
A romena Kinga Ilyes e a bósnia Eminna Mirna Fejzovich foram escolhidas damas de honra.
Esta foi a primeira edição internacional do concurso, realizado desde 2012 em nível nacional na Hungria. Canditataram-se 50 mulheres, e 16 foram selecionadas para a fase final do evento.
Fonte: Boa Informação

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Comissão aprova lei para desconto em torpedos (SMS) enviados por pessoas com deficiência auditiva


A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou projeto (PL 3554/12, do Senado) que assegura desconto nos planos de mensagem de texto por celular para pessoas com deficiência de audição ou fala. Hoje, as operadoras já são obrigadas a oferecer esses planos especiais, mas a determinação é feita por meio de resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto torna essa medida expressa em lei.

O relator do projeto na comissão, deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), disse que a resolução não tem garantido o direito para essa população. "As pessoas que têm procurado esse tipo de atendimento, não conseguem. Por lei, aí sim, [as operadoras] teriam que obrigatoriamente atender a essas pessoas."

O parlamentar modificou o texto original do projeto para determinar que o custo desse desconto seja coberto por recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Ele afirmou que, com isso, ficará garantido o financiamento do benefício.

Comunicação

deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) chamou a atenção para a importância que o serviço de torpedos tem para os deficientes de fala e audição, que só podem se comunicar a distância por escrito. Ela também defendeu que seja facilitado o acesso dessa parcela da população à internet.


O sindicato que reúne as operadoras de celular informa que já são oferecidos planos especiais às pessoas com deficiência de audição ou fala, desde que sejam apresentados um exame audiométrico ou a carteirinha de uma associação de surdos.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Portugal recebe mais de 40 nomeações para os 'óscares' do turismo europeu e nem uma única nomeação para o TURISMO INCLUSIVO. Assim vai este País!!! lembram-se???

undefined


Portugal recebe mais de 40 nomeações para os 'óscares' do turismo europeu
Em 2013, Portugal saía da final europeia dos World Travel Awards com nove galardões. Uma chuva de prémios que incluiu a declaração de Portugal como líder no golfe, do Algarve como melhor destino de praias, da Madeira como melhor destino insular ou de Lisboa como a melhor cidade europeia para escapadelas urbanas.
Agora, entre mais de quatro dezenas de nomeações, Lisboa volta a estar em grande nas "eleições" destes chamados "óscares" do turismo. Só a capital portuguesa compete em cinco categorias: é candidata a melhor destino global europeu mas também a melhor destino de "city breaks" e de cruzeiros, além de estar também nomeada pelo porto de cruzeiros e aeroporto.
Além de Lisboa, na lista revelada esta semana, destacam-se novamente o Algarve, que repete a nomeação para melhor destino europeu de praias, e a Madeira, outra vez candidata a melhor destino insular. Sublinhe-se, a propósito, que a hotelaria destas duas regiões domina quase por completo a lista de estrelas portuguesas.  
O destaque vai ainda para o Turismo de Portugal, potencial melhor organismo oficial de turismo do continente, para a TAP, que volta a ser nomeada para melhor companhia aérea e melhor classe executiva, e para a DouroAzul, este ano candidata a melhor companhia de cruzeiros fluviais.  
Pela hotelaria, há uma verdadeira constelação de luxo: dos algarvios Vila Joya (habituado a conquistar sucessivamente o "óscar" de melhor boutique hotel ou resort) ou Conrad Algarve (que é candidato a cinco prémios, de melhor hotel e resort a hotel de luxo, spa resort ou dono da melhor suite), aos madeirenses Choupana Hills (nomeado para melhor boutique hotel, boutique resort ou resort insular) e Pestana Carlton (único candidato luso a melhor hotel de luxo da Europa). Ainda pelo Algarve, destacam-se o Martinhal de Sagres (melhor hotel para famílias, melhor villa resort) ou o Pine Cliffs e Sheraton (melhor hotel de residências, melhor resort)....

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pais de deficientes sem apoio pedem ajuda judiciária para recorrer a tribunal

  

Pais de crianças deficientes, e com carências económicas, começaram nesta sexta-feira a requerer, na Segurança Social, apoio judiciário, para contestarem em tribunal o indeferimento de processos para atribuição do subsídio de educação especial, indicou uma associação do sector.
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Nacional de Empresas de Apoio Especializado (ANEAE), Bruno Carvalho, disse que os familiares de crianças e jovens deficientes, com menos recursos económicos, entregaram nesta sexta-feira, nos centros da Segurança Social, um pouco por todo o país, 4.500 a 5.000 requerimentos a pedir apoio judiciário, para impugnarem em tribunal os actos administrativos que levaram ao “indeferimento ou devolução” de processos para a atribuição do subsídio de educação especial, sem qualquer justificação.
Segundo Bruno Carvalho, o número de requerimentos poderá ascender aos 10.000 na próxima semana.
O Instituto da Segurança Social (ISS), numa curta resposta enviada à Lusa, alegou, no entanto, que “não se confirma, até ao momento, a entrada de um volume anormal de requerimentos de apoio judiciário”, após “apuramento nos Serviços de Atendimento da Segurança Social de maior dimensão espalhados pelo país”.
Bruno Carvalho adiantou que os requerimentos visam também responsabilizar directamente as pessoas pelos actos administrativos, como a presidente do ISS, os directores dos centros distritais de Segurança Social e o director da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), bem como obrigar a Segurança Social a responder aos pedidos de subsídio “sem resposta ou cujos processos foram devolvidos para a DGEstE”.
Em comunicado, a ANEAE assinala ainda que os casos das famílias que tencionam recorrer aos tribunais referem-se a processos “em que não houve qualquer notificação (a solicitar elementos instrutórios ou informações complementares) da Segurança Social sobre o requerimento de subsídio de educação especial”.
Protocolo
Na origem da contenda está um protocolo assinado, a 22 de Outubro, entre o ISS e a DGEstE, que, de acordo com a ANEAE, “exclui milhares de crianças com necessidades de apoios especializados”, como terapia da fala, fisioterapia, fisiatria, psicologia clínica, neurologia e pedopsiquiatria.
Nesta sexta-feira, no parlamento, o ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, respondeu, quando questionado pelo PS sobre “os cortes” no subsídio de educação especial, que, entre 2011 e 2013, houve um aumento da execução financeira da verba destinada ao apoio à deficiência, apontando que, em 2011, o montante era de 21,5 milhões de euros e que, actualmente, é de 24,5 milhões de euros.
Para Mota Soares, o aumento de verba serviu para que crescesse também o número de famílias cobertas, havendo actualmente 13 mil famílias, depois de, em 2011, terem sido 11 mil.
A 21 de Março, três dias depois de um protesto de pais de deficientes à porta da Segurança Social do Porto, contra “o corte” no subsídio de educação especial, os ministérios da Segurança Social e da Educação asseguraram que “não há qualquer alteração nos critérios de atribuição” do subsídio, “apenas uma maior articulação entre as escolas e o ISS”.
Na altura, ambas as tutelas referiram que estavam em processamento cerca de 25 mil subsídios de educação especial.
No dia do protesto no Porto, o presidente da ANEAE, que co-organizou a iniciativa, alegou que “foram feitos cerca de 13 mil requerimentos no país e estão a ser devolvidos 95 por cento dos processos”.
Fonte: Blog Tetraplégicos.


terça-feira, 8 de abril de 2014

07/04/2014

Marathon de Paris et handicaps : à vivre ou à revivre en images

 DSC_9495.jpgHier, dimanche 6 avril, avenue des Champs-Élysées à Paris,50 000DSC_9598.jpgcoureurs prenaient le départ du 38e Marathon de ParisParmi eux, 46 athlètes handisport, dont 21 en fauteuil roulant, pour cette épreuve de 42,195 km. Karine Lhémon, photographe de la rédaction, les a suivis. Retour en images… jusqu'au bout de l'effort. V.DC 

DSC_9386.jpg
DSC_9618.jpg
DSC_9925.jpg
DSC_9459.jpg


18:03 Publié dans Sports | Lien permanent | Commentaires (0) |  |   del.icio.us |  | Digg! Digg |  Facebook

domingo, 6 de abril de 2014

SOMOS MILHÕES


Em breve vão voltar...


Não se iluda...isto passa-se na República Federativa do Brasil e não no Portugal ocupado!

Blog do Deficiente Físico

Gasto médico

Sem limite de abatimento, as despesas com saúde incluem consultas a médicos de todas especialidades, além de exames periódicos, cirurgias e internações hospitalares.

Plano de saúde

Também não há limite para abater os gastos com o seguro de saúde, podendo-se incluir o pagamento feito para os dependentes.

Dentista

A visita ao dentista também gera desconto no IR, desde tratamentos de canal, extração de dentes até cirurgias periodontais.

Implante dentário

Assim como outras próteses, este item também permite fazer a dedução do Imposto de Renda nos gastos com saúde.

Psicólogo ou psiquiatra

O tratamento da saúde mental e emocional também é considerado um tipo de despesa com saúde, portanto também não há limite para a dedução no Imposto de Renda.

Cirurgia plástica com fins de saúde

Contanto que não tenha objetivos estéticos, o procedimento também beneficia o contribuinte. É o caso de intervenções de reconstrução da mama e correções que melhorem a saúde do paciente.

Cadeira de rodas

A compra deste item, assim como próteses para portadores de deficiência física, está prevista para o abatimento do Imposto de Renda.

Próteses

Usados para repor membros de pessoas com deficiência física, estes itens permitem o abatimento do IR na declaração se sua aquisição foi feita no ano anterior.

Fisioterapia

É possível descontar do Imposto de Renda os gastos com este tipo de reabilitação terapêutica.
[ Fonte - JusBrasil ]

SEM PALAVRAS...Um dia chegará aos nossos netos...

sábado, 5 de abril de 2014

Berço de cortiça luso finalista em prémio internacional

sofia_chinita_karin_pereira_sleep_tight2
Um projeto simplesmente poético em uma área pouco explorada por designers. Sono apertado berço é feito de tudo cortiça prensada natural.Usando cortiça em novas aplicações é uma forma de preservar a floresta de cortiça e de artesanato, como a indústria do vinho está se voltando para plástico e alumínio.
sofia_chinita_karin_pereira_portrait2
Sofia Chinita
arquiteto Português vivendo e trabalhando nas Maurícias
sofia_chinita_karin_pereira_portrait1
Karin Pereira
arquiteto Português viver e trabalhar em Portugal
Sofia Chinita e Karin Pereira trabalham juntos desde que se conheceram na Aires Mateus Arquitectos em 2006. Ambos têm seu trabalho, mas, ao mesmo tempo que desenvolvem projetos de arquitetura e design juntos.Em 2007 eles ganharam o desenho urbano "2 LIC Idéias Lisboa Challenge" com energia fotovoltaica e em 2012 eles entraram "ArteMar", uma escultura competição mar no Estoril focada em uma mensagem ecológica forte para proteger os mares. Seu trabalho estava entre os finalistas.
PARABÉNS À MINHA SOBRINHA SOFIA E PARCEIRA DE PROJECTO..

Teatro Para Todos: Uma trupe que coloca sua arte a serviço da inclusão



Uma trupe que coloca a sua arte a serviço da inclusão e da transformação social. Assim pode ser definido o grupo Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, que aborda em seus espetáculos questões relacionadas às múltiplas formas de discriminação e ao cotidiano de pessoas com deficiência.
O caminho do humor foi escolhido para estimular a reflexão em todas as faixas de público. "É por meio do humor que conseguimos chamar a atenção da plateia, que não apenas se diverte, mas também reflete sobre suas próprias atitudes, quando percebe o que realmente existe por trás dos exageros e das situações patéticas mostradas pelos nossos personagens", conta o ator Bruno Perlatto, integrante original do grupo.
A companhia foi criada há sete anos, a partir de uma iniciativa da atriz Talita Werneck, que mobilizou outros colegas do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Os jovens fizeram uma parceria com a Escola de Gente - Comunicação em Inclusão e já criaram dezenas de esquetes, apresentados em vários estados do Brasil e até no exterior, em teatros, escolas, comunidades, empresas, faculdades, entre outros locais.
As performances têm como objetivo mostrar que ninguém é igual e ressaltar que as pessoas podem ser agentes de discriminação, mesmo sem querer. Além disso, todos estão sujeitos ao preconceito em qualquer lugar e momento.
A jornalista Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente e uma das pioneiras na disseminação do conceito de sociedade inclusiva na América Latina, defende a ampliação da ótica sobre o assunto. "Precisamos achar novas formas de praticar a inclusão e entender esse conceito. Não se trata de incluir quem está fora, porque aqui dentro está ótimo, tudo é exemplar, mas de criar um mundo sem polaridades". Claudia valoriza o papel da juventude nessa reestruturação. "Os Inclusos são um exemplo do potencial criativo e de ação dos jovens. A partir do desejo deles de viabilizar o projeto, sentamos para trocar ideias. Passei livros de minha autoria e de outros escritores e o grupo se mobilizou de tal forma para estudar o tema que o resultado não demorou. Logo criaram o primeiro esquete, já muito bem feito", diz a jornalista.
Primeira peça brasileira com diversos recursos de acessibilidade
Marco na trajetória da companhia, o espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho foi a primeira peça do teatro brasileiro com diversos recursos de acessibilidade na comunicação, simultaneamente. A encenação, que contava com um intérprete da Língua de Sinais Brasileira, legenda eletrônica, audiodescrição e programas em braile, estreou no Rio de Janeiro em 2007 e percorreu várias regiões do país.
O ator Fabio Nunes relembra um dos episódios marcantes da temporada. "Em Recife, um menino cego de 12 anos disse que a parte que mais gostou foi a cena da dança do meu personagem. Falou até que eu dançava como o Michael Jackson. O recurso da audiodescrição permitiu que ele acompanhasse tudo. Gostei de ver que o garoto foi, de fato, incluído".
Outra história destacada pelo grupo foi a de um senhor, também com deficiência visual, que descreveu ter vivenciado uma sensação inédita durante um espetáculo. "Ele contou que, pela primeira vez, teve o prazer de rir ao mesmo tempo que as demais pessoas na plateia", diz Bruno Perlatto. O ator relata o processo de empatia com o público: "Diversas respostas mostram a identificação das pessoas, como o riso. Há vários tipos, o riso nervoso, o instável... Sabe aquela reação, devo ou não rir? Também acontece.". Segundo Bruno, o impacto do trabalho fica mais claro quando há debates após as apresentações: "Muita gente conta as suas experiências. Essa troca é eficaz e esclarecedora".
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Blog da Audiodescrição: Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está ainda mais imperdível.


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - poster do filme
O filme de abertura

SINOPSE: O filme traz a história de Leonardo, um adolescente cego que, como qualquer garoto dessa idade, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.
O longa nasceu do curta de nome parecido: Eu não quero voltar sozinho (2010). Nesse filme, o diretor já explorava o universo adolescente, a ebulição de novas emoções, a descoberta do corpo e da sexualidade. E apresentava Leonardo, o protagonista, Giovana e Gabriel. O curta, disponível na íntegra na internet, teve cerca de três milhões de visualizações.
Hoje eu quero voltar sozinho ganhou os seguintes prêmios no Festival de Berlim de 2014: Melhor filme – FIPRESCI (Prêmio da Federação Internacional dos Críticos de Cinema); Melhor filme – Teddy Award, destinado a longas com temática homossexual; Mostra Panorama – 2º lugar na premiação do público.

Blog da Audiodescrição: Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está aind...: O SESC-São Paulo dá início no dia 2 de abril ao tradicional Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc, com a cerimônia de abertura da 40ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, eleitos por crítica e público entre os filmes que chegaram aos cinemas paulistanos ao longo do ano de 2013.

  • A edição 2014 do festival exibe longas brasileiros e estrangeiros votados por crítica e público como os melhores de 2013.
  • A sessão de abertura do festival, dia 2 de abril no CineSesc, terá a exibição, em pré-estreia, do filme ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’, de Daniel Ribeiro.
  • Para comemorar os 40 anos do Festival SESC Melhores filmes serão exibidos, ao longo da programação, clássicos do cinema brasileiro, vencedores do Festival SESC. Entre os destaques estão filmes de diretores como Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos e Hector Babenco, entre outros
Audiodescrição e Legendagem Open Caption
Todas as sessões do Festival no CineSESC terão audiodescrição e legendas open caption. Ambos os recursos incluem deficientes visuais e auditivos na fascinante experiência do cinema. A audiodescrição consiste na descrição de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como as expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. Ela é feita ao vivo por atores e acontece nos espaços entre os diálogos e nas pausas sonoras do filme. Somente os espectadores que recebem fone s especiais escutam a audiodescrição, geralmente deficientes visuais ou com visão diminuída. Já a legenda open caption é vista por todos os espectadores, consiste numa legenda a mais no filme, descrevendo os sons além dos diálogos. Os deficientes auditivos se utilizam deste recurso.